Fechar

%0 Journal Article
%4 sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37
%2 sid.inpe.br/mtc-m21d/2024/05.06.14.37.17
%@doi /10.36026/rpgeo.v11i1.7767
%@issn 2446-6646
%F self-archiving-INPE-MCTIC-GOV-BR
%T Da teoria à prática: o uso de espectroradiometria para o ensino de sensoriamento remoto
%D 2024
%9 journal article
%A Haddad, Isadora Ruiz,
%A Silva, Elton Vicente,
%A Bourscheidt, Vandoir,
%A Almeida, Cláudia Maria de,
%A Lopes, Aline Pontes,
%A Aragão, Luiz Eduardo Oliveira e Cruz de,
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@affiliation Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
%@electronicmailaddress isadora.rhaddad@gmail.com
%@electronicmailaddress eltonescobar@gmail.com
%@electronicmailaddress vandoir@ufscar.br
%@electronicmailaddress claudia.almeida@inpe.br
%@electronicmailaddress alineplopes@gmail.com
%@electronicmailaddress luiz.aragao@inpe.br
%B Revista Presença Geográfica
%V 11
%N 1
%P e7767
%K Comportamento espectral, Ensino superior,, Espectrorradiômetro, Roteiro didático, Spectral analyses, Undergraduate education,, Spectroradiometer, Didatic routine.
%X Recursos tecnopedagógicos podem auxiliar no ensino de sensoriamento remoto (SR), cujo conceitos físicos podem ser de difícil compreensão no processo de aprendizagem. Pensando nisso, este trabalho tem por objetivo elaborar uma proposta de aula prática utilizando a espectroradiometria para o ensino de SR em nível superior, como produto de um estágio docência. Com a disponibilidade de um espectrorradiômetro como recurso tecnológico na instituição, foram coletados dados não-imageadores acerca do comportamento espectral de diferentes alvos da superfície terrestre (vegetação, solo, água e materiais diversos). Os discentes foram estimulados a caracterizar os equipamentos, fazendo relação com o conteúdo teórico ministrado durante as aulas. Após a coleta dos dados, os mesmos elaboraram um relatório sobre a análise da assinatura espectral dos alvos. Durante a prática foi possível sanar dúvidas e motivar o interesse dos discentes sobre o tema de SR, além de promover a experiência e contato com recursos tecnológicos empregados na coleta de dados. Os relatórios produzidos evidenciaram a efetividade da atividade prática para compreensão de diversos conceitos, como fonte da radiação eletromagnética e tipo de sensor (passivo ou ativo), assim como a resposta dos alvos na região do visível. Entretanto, algumas deficiências ainda encontradas e se relacionaram, sobretudo, à interpretação da resposta espectral na região do infravermelho (próximo, ondas curtas e longas), assim como no processo de diferenciar um sensor imageador e não-imageador. Os resultados alcançados possibilitam um aprimoramento da didática apresentada para maior efetividade no ensino de SR. ABSTRACT: Technopedagogical resources can assist in teaching remote sensing, whose concepts related to Physics may be difficult to understand in the learning process. is work aims to develop a proposal for practical classes using a spectroradiometer for teaching RS at graduation courses, as a product of a teaching internship. With the availability of a spectroradiometer as a technological resource at the institution, non-imaging data were collected on the spectral behavior of different targets on the Earth's surface (vegetation, soil, water, and various materials). The actors involved were encouraged to characterize he equipment, making a relationship with the theoretical content taught during the classes and, aer collecting the data, they prepared a report to analyze the spectral signature of the analyzed targets. During the practice, it was possible to solve any questions and motivate the interest of the actors on the subject of SR, in addition to promoting experience and contact with technological resources used in data collection. e reports produced showed that the practical activity was effective in understanding concepts such as the source of electromagnetic radiation and the type of sensor (passive or active), as well as the response of targets in the visible region. Some of the gaps still found were related to the interpretation of the spectral response in the infrared region (near, short and long waves), and also in the process of differentiating imaging from non-imaging products. the results produced make it possible to improve the presented didactics presented for greater effectiveness in transferring SR content.
%@language pt
%3 2744783001.pdf


Fechar